top of page
aerial-drone-view-of-solar-panel-field-background-2021-12-09-15-14-30-utc_edited.jpg

Lux Comercializadora:
o papel da comercializadora
no mercado livre de energia

Você conhece o papel das comercializadoras neste ambiente?

Quando falamos em energia elétrica, existem dois ambientes: ambiente regulado e ambiente livre.

No ambiente regulado, a distribuidora de energia, conhecedora do consumo de sua área de atendimento, se responsabiliza pela compra da energia elétrica por meios legais disponibilizados pelo governo, repassando seus custos ao consumidor através das tarifas. Já no ambiente livre, os consumidores podem escolher seu fornecedor de energia, havendo espaço para ampla competição e negociação de preços, curvas de consumo e prazos acordados.

Cabe aos agentes comercializadores atuar no encontro eficiente entre os interesses de geradores e consumidores, viabilizando a negociação e competição, criando assim liquidez ao ambiente de negociação e tornando seu papel fundamental no funcionamento do mercado livre conforme regras da CCEE.

Os comercializadores desenvolvem produtos personalizados para atender a demanda específica de cada cliente e otimizar seu resultado. Alguns exemplos são: oferecer ao consumidor previsibilidade de custo, prazos de pagamento alongados, curvas de venda conforme consumo, descontos garantidos em relação à tarifa do ambiente regulado, certificações internacionais de consumo de energia 100% renovável entre outros.

Além de ser o elo entre geração e consumo, o comercializador pode oferecer produtos de gestão ao cliente, gerindo riscos, auxiliando com questões regulatórias, jurídicas e operacionais além de auxílio para identificar o momento ideal de contratação de energia, garantindo uma assessoria integral no insumo energia elétrica desenvolvendo uma solução completa para sua empresa.

Para assegurar o papel das comercializadoras, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) atua como órgão de fiscalização e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) como órgão de monitoramento tanto das comercializadoras como de todos os demais agentes.

Para saber mais sobre o que o mercado livre pode proporcionar para sua empresa, fale conosco!

bottom of page