top of page

Mercado Livre: o que é e quem pode comprar energia?

Assim como você escolhe o mercado onde vai fazer suas compras ou a empresa que vai fornecer internet para sua casa e o banco onde terá uma conta, você pode escolher o seu fornecedor de energia elétrica. No mercado livre, seguindo alguns requisitos, você tem a liberdade de escolher de quem compra energia elétrica.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como mercado livre de energia, é um ambiente onde vendedores e compradores negociam energia elétrica livremente, permitindo que os consumidores comprem energia direto de geradoras ou comercializadoras, realizando um processo competitivo visando economia. Diferente do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde o consumidor não tem opção de escolha, sendo obrigado a comprar energia da sua distribuidora local.

 

A principal vantagem do mercado livre de energia, que atrai, anualmente, centenas de consumidores, é a redução de custos, visto que existe competição entre os vendedores favorecendo o consumidor. Além da previsibilidade orçamentária que um contrato de longo prazo oferece, é possível escolher a fonte de energia de sua preferência, assegurando que seu consumo seja sustentável.

 

O mercado livre conta com empresas de diversos ramos, tais como, saneamento, mineração, varejo, têxtil, papel e celulose, comércio, serviços, indústrias, entre outros. 


 

Um fato relevante é saber que a energia continuará chegando no seu negócio através da distribuidora local, ou seja, não é necessária a construção de uma nova estrutura física e a distribuidora continuará como responsável pela qualidade do suprimento. A grande mudança no mercado livre é o preço pago pela energia elétrica, eventuais benefícios nos custos de distribuição por meio de compra de energia com incentivo, bem como uma base final de custos menor, resultando em uma carga tributária menor. A parcela referente ao uso da rede de distribuição e transmissão continuará sendo paga à distribuidora local.


 

Quem pode comprar energia no mercado livre?

Todos os consumidores conectados em média e alta tensão estão aptos à migração ao mercado livre.

 

Os “consumidores atacadistas” possuem demanda contratada igual ou superior a 500 kW e estão conectados em alta tensão, já os ‘’consumidores varejistas’’ precisam apenas estar conectados em média/alta tensão.

 

Faça uma simulação com a Lux Energia e veja quanto sua empresa pode economizar!



7 visualizações

Comments


bottom of page